quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sobre ilhas, arquipélagos e geografia da manipulação.


Como dizem por ai, nem tudo são flores. Ainda bem, porque plantas não são a minha coisa favorita no mundo, embora eu goste de ganhar flores, como toda mulher.
Eu estava hoje achando engraçado observar como algumas pessoas se dão muito valor. Se acham demais. Pode parecer piada quando eu falo, já que eu me faço de arrogante algumas vezes (sempre), mas quem me conhece sabe que eu sou só uma idiota tentando aparecer.  Eu trato minha vida pública com um palco, em que eu geralmente estou sorrindo, mas meu muro de proteção, também conhecido como “amigos” sabe que o negócio comigo é bem mais embaixo. Mas algumas pessoas não sabem a letra da linda música do Cazuza “Faz parte do meu show”, por que algumas pessoas acham que são um show a parte.
Bom, talvez algumas sejam...uma dessas comédias stand up tão ridiculamente comuns hoje em dia em que as pessoas tentam imitar o Chris Rock e fracassam miseravelmente. Mas, enfim, Cláudia, senta lá por que você é só mais um filhinho de Deus, não veio com etiqueta de lave-a-seco e não é melhor que nenhum de nós, outros, meros mortais.
Odeio gente que se acha importante. Você ganhou um prêmio Nobel de medicina, um Politzer, tem a porra da mão na calçada da fama, ou matou um presidente?
Não? Então fecha a boca e perceba que você não é ninguém.
O que algumas pessoas teimam em não entender é que ninguém vive sozinho. Às vezes você só consegue chegar a algum lugar se tiver o apoio de alguém, e – alÔÔÔÔÔ – eu disse apoio, e não usar alguém como pau de escora. 

Cansei dos discursinhos ridículos de “eu mereço”, “eu sou tão bom” e “eu sou especial”. É muito EU. É muito MEU. É muita encheção de saco, camarada.
Dizia o sábio que todo homem é uma ilha. Então tá. Todo homem é (está em) uma ilha, mas as ilhas estão num arquipélago bem apertadinho e todos precisamos de barquinhos para ir de um lugar ao outro. Se na sua ilha você planta cenouras, você não pode nunca comer carne de coelho, já que você não pode criá-los? Aliás, eu não gosto nem de pensar em barquinhos. Prefiro as pontes. Prefiro entender que estou disponível para as outras pessoas como espero que elas estejam para mim. Prefiro entender que o mundo é sim, um lugar cruel e escuro algumas vezes, mas que nós podemos ser a luz de alguém. Que um sorrisinho bobo pode melhorar o dia de alguém, uma palavra de carinho pode fazer a pessoa deixar de ter pensamentos sombrios, um abraço pode fazer toda a diferença em atitudes futuras.
Cara, você não precisa gostar de TODO mundo, e pode ter certeza que um bocado de gente não vai gostar de você. Mas você pode TENTAR. Fico brincando com o Diógenes que nós vivemos uma batalha de egos (coisa que está perdendo a graça, depois de um tempo), mas é uma disputa divertida e justa, porque existe respeito entre as partes. Acho que a palavra de ordem mesmo é respeito. Empatia. Semancol.
Respeite o seu próximo, se você não pode amá-lo. Como eu disse, você não precisa gostar de todo mundo, pode até detestar alguns (e pelo tom do texto, percebe-se que eu detesto :S), mas respeite as pessoas. Não veja a vida como um tabuleiro. Não veja as pessoas como peças que você pode dispor. Você não pode dispor de nada nessa vida. Como diz o mestre King: tudo que você ama lhe será arrebatado. É. Um dia você vai perder tudo. Reze para ser quando você estiver morto, e não em vida.
Aja de modo que, quando você estiver desesperado, tenha um, pelo menos um número para que você possa ligar. Aja de modo que você tenha amigos com quem sair para tomar uma cerveja. Viva a vida como se aquelas pessoas que estão do seu lado fossem você.
Porra, estou me sentindo o Bial. E use filtro solar.
É tão fácil guardar mágoa...eu tenho uma caixinha cheia delas. Algumas acho que vou levar para sempre, mas eu sempre digo para as pessoas que vem reclamar de algo que outro fez que somos obrigados a perdoar um erro honesto. Eu já cometi tantos erros honestos na minha vida, acho que sou campeã. Mas eu nunca quis fazer mal a ninguém, e sinto que isso faz toda a diferença. Na verdade, na maioria do tempo creio que sou civilizada, compreensiva demais. E GOD, o que eu perco com isso?
Minha pele é boa, meus cabelos e olhinhos míopes brilham por que eu posso deitar minha cabeça no travesseiro a noite e dormir o sono dos quase justos. Quantas pessoas podem dizer o mesmo? Eu respondo...a maioria.
Mas ai tem aquelas algumas que não podem. Algumas pessoas que são realmente ruins, algumas pessoas que querem o mundo aos seus pés, os outros lambendo o chão em que elas pisam. E eu vejo que essas são as pessoas mais sozinhas do mundo. Não importa o que – ou quem – elas tenham naquele momento. Amanhã nada disso vai estar mais ali. Por que essas pessoas não são especiais como pintam. Não são maravilhosas como querem que pensemos. Não são fortes, nem belas, nem justas e muito menos boazinhas. São ilhas. Mas não no arquipélago. Não tem vizinhos, nem pontes, nem barquinhos.
Algumas pessoas se acham continentes. Mas são apenas ilhotas inférteis, sem cor e nem uma palmeira. Algumas pessoas têm atitudes diárias que mostram exatamente onde elas estarão em 10 anos: no mesmo lugar, e ainda sozinhas...
O pior de tudo é que esses são os que não vão mudar. Os que vão ser assim sempre. Vão ser os egoístas, os manipuladores, os falsos e vingativos. Serão os que terão como único objetivo serem adorados. E sempre terão sua corja de comensais. Mesmo que seja por pouco tempo. Por poucos dias.
Me dói conviver com pessoas assim. Me dói ver pessoas legais sendo levadas por essa onda de falso amor e bondade. Eu poderia dizer: camarada, você é o próximo a quebrar a cara. Mas cada um veio para viver sua vida e lutar suas lutas.
O que EU faço é estar por perto de quem eu sei que vale a pena. Muita gente vale. Graças a Deus.

Um comentário:

  1. Texto pesado esse. O ser humano é uma espécie muito complicada e tentar entendê-la será muito desgastante, pois, algumas atitudes são realmente questionaveis. O que leva uma pessoa a prejudicar a outra por puro prazer? Sinceramente não sei a resposta e como havíamos conversado em outras oportunidades, tentar mudar uma pessoa nem sempre é o caminho mais certo. Quem sabe elas não aprendem por elas mesmas. A vida já não é fácil, então para que complicar, vamos curtir a vida numa boa.

    ResponderExcluir