quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pérolas aos porcos.




Adoro essa expressão. Pérolas aos porcos.
Ela tem um quê de poesia trágica. Significa, basicamente, dar algo a alguém que não vai saber aproveitar.
Existem milhares de pessoas assim por aí. Hoje foi o dia de conversar sobre os dramas existenciais com um dos meus melhores amigos, e dessa vez foi muito estranho, por que nós dois estamos em fases ótimas de nossas vidas. Pedi para que ele me fizesse uma promessa: que nós vamos sempre tentar fazer as coisas do jeito mais simples possível.
Não é fácil, lógico.
Por natureza somos complicados, indecisos, fadados ao fracasso. Estamos sempre em busca de alguma coisa que não sabemos o que é. Estamos sempre atrás de algo que pode ser ruim pra nós. E dificilmente desistimos daquilo no que emprenhamos tempo e esforço, mesmo sabendo que não vai dar em nada.
Por outro lado, desistimos de muitas coisas novas sem ao menos tentar. “ah, mas não vai dar certo por que ela é tão diferente de mim”, “não vou conseguir por que é muito caro” ou “não tenho coragem de arriscar o certo pelo incerto”. O que você não entende, brother, é que nada é certo nessa vida. Você está lendo isso agora, e um satélite da NASA pode cair nessa sua cabecinha linda e cheia de sonhos...sem que você realize nem um deles.
Algumas pessoas simplesmente não conseguem aproveitar as oportunidades que a vida dá. Depois se arrependem...”e se eu tivesse feito isso ou aquilo”. “ E se eu tivesse arriscado mais”.
Já dizia um titã: devia ter arriscado mais, e até errado mais...
Essa é a beleza da vida. Para isso estamos aqui.
Quebrar a cara faz parte. Quebrar a cara é viver.
Então, irmão, irmã (aleluia) levanta sua bunda da cadeira, dê um passo a frente, faça algo de diferente hoje. Faça a diferença na sua própria vida, e não deixe a vida te levar, por que o caminho que ela segue com certeza não é tão proveitoso e divertido quanto aquele que você pode traçar.
Hoje é isso.

2 comentários:

  1. Gostei do texto, simples e objetivo. Afinal a vida é uma só e de nada vale gastar o pouco tempo que temos nos lamentando por algo que já foi ou apenas ficar a pensar e deixar a vida passar. Melhor se arrepender de algo que se fez do que nem sequer ter tentado.

    ResponderExcluir
  2. Então vamos todos dar um passo à frente, irmãos!
    [Todos dão um passo à frente. Silêncio absoluto na cena. Todos caíram num precipício].
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir