quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vá vestir um terno...


Ando bem preguiçosa com o blog, mas algumas coisas começaram se acumular na minha mesa de trabalho e em minha casa e eu ando sentindo um sono que não é de mim. Então eu não estou fazendo nada muito dedicadamente. Uns seis ou sete livros começados espalhados pela casa, os seriados todos atrasados (mas a fall season começa semana que vem, Deus me ajude) e fins de semana repletos de coisas melhores para fazer do que escrever em blog (!).
Mas hoje, resolvi escrever um pouquinho sobre um dos 18 seriados que estou vendo (e a fall season...um monte de coisas novas que eu quero ver!) e elegi Suits.
Mike Ross é um jovem com o QI muito elevado e memória fotográfica que é expulso da escola de Direito depois de uma confusão envolvendo cola. Esse é ele:
O garoto vive de pequenos delitos, como prestar a prova de ingresso na escola de direito para pretensos candidatos. Falsidade ideológica, coisas do tipo. Um dia, precisando de dinheiro para que sua avó não perca a vaga no asilo onde mora (avó essa que apareceu só duas vezes na série e sumiu) ele resolve entregar uma maleta de maconha em um hotel, mas percebe que está em uma emboscada policial.
Harvey Specter é o homem!!! Ele é um grande advogado, responsável pelos problemas da grande e rica firma em que trabalha. Ele é manipulador, sedutor e muito cônscio de que é foda. Harvey consegue fazer o que quer e resolve qualquer problema. Mas eis que um dia sua chefe, Jessica, resolve que Harvey precisa de um novo e brilhante jovem advogado para ser seu associado. A entrevista para o emprego ocorre em um hotel...o mesmo hotel em que Mike está fugindo da polícia.
Eis que surge Donna, secretária de Harvey, que introduz o rapaz fujão na sala do advogado, confundindo-o com um dos cadidatos. Um parênteses para falar de Donna. Adoro a interpretação de Sarah Rafferty nesse papel. Tinha visto um filme com ela antes, não lembro o nome...a personagem é demais.
Enfim, Harvey e Mike se conhecem, a maconha cai no chão, Mike conta sua história para o advogado e é contratado como se fosse um advogado recém saído de Harvard. Chupa essa!!
No consultório conhecemos outro advogado que trabalha com Harvey e não gosta muito dele...e é o melhor personagem da série: Louis Litt. A única coisa que Louis que na vida é um pouco de atenção. Mas ele não consegue nada, pois aterroriza tanto os contratados que ninguém quer se aproximar dele.
O forte de Suits não são os casos. Aqui eu preferia Shark, que teve uma vida bem curta. O melhor de Suits são as relações entre as personagens. A forma como Harvey finge não gostar de ninguém, como todos odeiam Louis, a maneira como Jéssica leva Harvey e Louis na conversa para que eles trabalhem juntos, e o modo como Mike pode lidar com, praticamente, qualquer situação, por mais burradas que cometa no começo de cada episódio. É um seriado sobre advogados, mas não sobre casos de tribunal. Em sua maioria, os casos na Pearson são resolvidos com acordos. Mas ainda dá para perceber a manipulação a que todos são expostos por trabalharem com a lei.
É isso...Suits. um bom seriado, que poderia aproveitar mais os talentos cara de pau de Harvey e a super mente de Mike, mas ainda assim, um bom seriado.



E para meu amigo Wagner, a Jessica Pearson é a Jasmine e Angel...lembra, paz mundial???

Um comentário: