segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sangue. (Vampiro como figura Pop)


Vamos falar de vampiros?
Bom, não sou nenhuma especialista no assunto, mas tenho um segredo para você, leitor: eu acredito que eles existam! Sério! E acredito em lobisomens também.
Existe certa modinha sobre os vampiros ultimamente. Acho que a figura do vampiro é tão popular por que envolve mistério e eternidade, uma ânsia por viver uma semivida e, claro, a sexualidade das criaturas. (isso pra quem não viu o Nosferatu, é claro).
Vampiros são criaturas sedutoras, sexy, instintivas, cruéis, egoistas, bonitas, agéis, tradicionais, poderosas e importantes. São seres sobrenaturais, animalescos, encantadores, charmosos e assassinos. Vampiros são encontrados nas lendas de várias civilizações e podem ainda estar caminhando entre nós.
Sempre gostei da figura dos Vampiros, e meu primeiro contato, claro, foi com o Zé Vampir! Eu gosto muito do monstrinho da turma da Mônica! Aliás, adoro a turma do Penadinho, são personagens divertidos e os autores dos quadrinhos têm sacadas geniais, como quando o Frank entrou em depressão por que não teve infância. 
 

E temos é claro o vampirinho Draky, da Turma do Arrepio (eu tinha o chinelinho quando era criança). Eu sempre gostei da turma do Arrepio, mas gostava mais da múmia por que ela é tão fofa. **
Esses personagens foram os primeiros vampiros que eu conheci. Fofos sugadores de sangue. 



Um pouco mais velha descobri o gótico nos vampiros, não riam de mim, através da novela Vamp. Lembro de pouquíssima coisa, já que eu era um bebê, mas  lembro dos becos escuros e barulhos de salto, e da Cláudia Ohana...a novela era legal, mas se eu fosse minha mãe, não teria deixado eu ver. Mas enfim...me apaixonei por vampiros com Vamp (me enfiem uma estaca). O legal era que tinha lobisomens e a história do padre caçador. Quero ver de novo!


Com uns 13 anos, li o Drácula. Bram Stoker, the Best. Foi Stoker quem fundamentou a imagem do vampiro, com Drácula. O livro é um clássico, não só na literatura gótica, como na universal. Além disso foi um dos livros mais filmados da história, com adaptações mil, algumas umas verdadeiras porcarias, e algumas obras de arte. Pode-se dizer que Drácula foi a base para toda a cultura vampírica (aqui o Word me sugeriu a palavra “vampiresca” e eu mandei ele ir tomar no cu) do século XIX em diante. Existem os filmes, os livros, seriados, HQs, novelas, fantasias, bonecos...uma infinidade de coisa. Acho interessante o quanto a figura do vampiro é popular. Creio que os vampiros passam a imagem de liberdade e instinto que todo o ser humano gostaria de viver. Existe também a conotação sexual muito forte, que nós vemos em Drácula e foi ampliada muitas vezes em obras como as de Anne Rice  e Cia.


Se Stoker “criou” o vampiro, Rice conseguiu romantizá-lo e torná-lo clássico moderno. Muitas pessoas falam mal dos livros de Rice, e eu mesma não gosto muito do estilo de escrita dela em certos momentos, mas as histórias da mulher são foda. Ela conseguiu criar todo um mito sobre os vampiros. Uma sociedade secreta vampírica, uma vida secreta em meio a sociedade, ou melhor, uma vida secreta através da história da humanidade. Lestat...conheci Lestat em entrevista com vampiros. Juntar Tom, Brad, Antonio e Christian no mesmo filme foi demais. Tem a menininha que virou namorada do Homem Aranha também, Claudia. Embora eu goste do poder de Lestat, da “humanidade” de Louis (aqui eu abro um parênteses para falar que deve ter sido a piada de mais mal gosto do mundo Lestat transformar justamente Luis em um deles), o que mais me impressionou quando vi EcV foi a drama de Claudia, principalmente quando ela corta os cabelos por que cansou de ser uma “menininha”. É interessante ver uma mulher crescendo em um corpo de criança e mais ainda, ver como Claudia se torna cruel e frustrada. O tom de erotismo na garota também é chocante e minha mãe também não devia ter me deixado ver o filme. Depois li os livros, a crônica toda. Gostei mais de uns do que de outros. Mas ainda prefiro o Vampiro Lestat e Entrevista com Vampiros.
Agora a Anne Rice virou crente e escreve sobre anjos. Bom, boa sorte em sua nova empreitada, mulher!




Depois de Crepúsculo, que citarei lá embaixo (onde ele deve ficar), começou uma modinha de séries sobre vampiros na TV, mas nós não podemos deixar de lembrar das séries que realmente fizeram a diferença quando o assunto são os sugadores de sangue: Buffy e Angel.
Buffy foi, para a TV, quem popularizou os vampiros. Angel é um spin-off de Buffy e também uma das primeiras séries que assisti e uma das que eu mais gosto (thanks Wagner).
Gosto de Buffy embora não tenha assistido muitos episódios. É a historia de uma adolescente fútil que carrega uma missão passada através de gerações: ela é uma caça vampiros. Só pode existir uma caça vampiros viva de cada vez, e o seriado retrata Buffy lutando contra os vampiros que aparecem em sua cidade. Mas como não conheço bem, vamos falar de Angel. A vida de Angelus, um terrível e cruel vampiro, muda drasticamente quando ele ataca um bando de ciganos, e recebe sua alma de volta, como maldição. Ao ter sua alma de volta, Angelus se torna Angel, um vampiro que precisa compensar todos os pecados e crueldade que cometeu. Angel aparece no seriado Buffy, como um vampiro apaixonado pela Caçadora. Além de sofrer as torturas do arrependimento, a cigana complementou a maldição com o seguinte termo: Angelus voltará se Angel alcançar a felicidade completa. Temos então um vampiro bonzinho, que precisa lutar contra os monstros que aparecem, e ainda tem que ser um tanto sombrio, porque não pode se deixar Angelus emergir. Ah, a felicidade completa é alcançada de ele transar com Buffy (ah, o orgasmo!). Temos então o começo da série: Angel se mudando para Los Angeles para se afastar do seu amor. Muitos dos personagens de Buffy integram o mundo de Angel e recebem ali um desenvolvimento muito maior do que na série original. Angel é uma história sobre arrependimento, redenção e boa vontade, e é muito, muito divertida. Verei novamente em breve.
Temos também as séries novas. Comecei assistir True Blood e Vampires Diares, mas desisti. TB é chata, não gostei dos atores e achei que pegaram pesado com as cenas de sexo. A premissa pode até ser bacana: com a formulação de um sangue sintético, os vampiros podem conviver com os humanos...ok. Não se fazem mais vampiros como antigamente. Nem vou falar de VD por que não vi quase nada. Sei só que é uma coisa meio High School. Vampiros na escola...tsc.



O vídeo é para o Wagner. mas vejam e chorem.

Um dos textos sobre vampiros que eu mais gostei foi Vampiro: A Máscara. Não é um livro. É um jogo de RPG. A Máscara é um acordo criado milênios atrás entre os clãs vampíricos para que os seres humanos não saibam de sua existência. No jogo os vampiros andam entre nós, participam de jogos políticos e mantém seus “reinados”. Os sanguessugas são divididos segundo características especiais de cada grupo. São 13 clãs, cada um com suas habilidades, características e objetivos próprios. Não vou entrar no mérito do jogo (Mário, jamais citarei regras e definições de RPG novamente) mas as historias dos clãs são o máximo. Temos os vampiros assassinos, os vampiros que dominam magia, os que não podem aparecer por que são terrivelmente feios, os vampiros ciganos. Além disso, existem hierarquias, guerras de poder, regras a serem seguidas para a boa convivência. A Máscara também tenta dar uma origem ao vampirismo: os primeiros vampiros seriam filhos de Caim.


Por último, Crepúsculo. Os vampiros vão para a high school e brilham no sol...É! Nem vou por foto aqui.
Se eu fosse falar de todos os filmes legais e interessantes sobre vampiros, ficaria aqui para sempre. tenho que dar um destaque para Garotos Perdidos, da minha adolescência e, Um drink no Inferno, um dos melhores filmes ever, com ou sem vampiros. Quer saber sobre 100 filmes de vampiros, clique aqui.











5 comentários:

  1. Cher... AMEI o texto sobre vampiros.
    Agora a pergunta que não quer calar: ante tanto conhecimento sobre o tema e ante o fato de seu contato com vampiros desde crianças (Zé Vampir, por exemplo), não seria você um vampiro entre nós tentando se disfarçar como uma pia ser humano que apenas acredita em vampiros? Estaríamos todos nós diante da ressurreição da Rainha dos Condenados?
    Medo líquido dessa possibilidade...

    ResponderExcluir
  2. Cher, adorei o post (exceto pelo Crepúsculo, que nem passa pela minha cabeça assistir), assim como você, assisti Buffy, mas na verdade gostava da Faith que era uma outra personagem e Angel, que ainda me lembro assistindo durante a madrugada quando era transmitido pela Globo, amava a Fred.Adoro esses temas, trevas, vampiros,ai ai, é a paixão pelo gótico que corre em minhas veias.bjs.aguardo o próximo post.

    ResponderExcluir
  3. tem os vampiros do de 30 dias de noite tb, sem contar a trilogia da escuridão( Noturno, a queda e noite eterna) que são animalescos ao extremo, não tem sedução o negocio é crueldade e sangue nos zóio mesmo. em todo caso ameeeeei *O* tb assisti vamp(pelo menos é o que dizem pq eu não lembro), e confesso que nunca li "dracula", okay pode me matar por que eu tarada por vampiros como sou deveria no minimo saber dracula de cor e salteado, mas não... nunca tive a oportunidade de ler o romance, mas pretendo consertar isso em breve e pretendo tb ler cronicas vampirescas, angel eu lembro até hoje de assistir com minha mãe após o almoço e buffy... sei lá... nunca me atraiu... agora vc reclamar das cenas de sexo de TB... bem quando foi que a HBO pegou leve em cenas de sexo? mas em todo caso, parei de assistir depois de um acontecimento tão traumatizante quando a morte doo mufasa, ou seja, se eu comecei a assistir na segunda temporada e a coisa acontece no meio da segunda temporada... mas eu realmente compartilho de suas opiniões a respeito de vampiros que brilham no sol (sabe qual a explicação pra eles brilharem no sol? bem é que a criatura que escreveu essa série decidiu criar uma nova criatura que não seria das sombras mas da luz... né? como se alimentar se sangue fosse algo de criaturas da luz u.u) e vão pra escola e tals... acho que me excedi XD~
    poderíamos ficar horas a fio conversando sobre isso ^^
    e sinta-se grata que nesse momento deveria eu estar fazendo um trabalho e estou aqui comentando teu texto XD~
    até a próxima oportunidade o/

    ResponderExcluir
  4. amo vampiros! Mesmo com 9 anos! eu adoro o ZÉ VAMPIR. Eu acredito em vampiros tambem! sempre sonhei em ser uma vampira!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir