domingo, 18 de agosto de 2013

Os Mortos Vivos - Peter Straub

Fico por aqui, escrevendo de livros, falando sobre histórias e autores que gosto, os gêneros preferidos, e deixei passar o seguinte:
Você sabe qual é o melhor livro de terror/horror de todos os tempos? (sim, o blog é meu, é minha opinião)
Bom, se a turminha feliz aí achar que vou nomear um King, errou rude. Os dois livros mais assustadores de King são Casa Negra e O Iluminado, mas o melhor livro de terror de todos os tempos é do cara que escreveu Casa Negra e O Talismã com King.
Estamos falando de Os Mortos Vivos (Ghost Story) e de Peter Straub.
Já senti medo de alguns livros na vida, aliás, um que eu nem lia quando estava sozinha – O Exorcista – mas esse livro de Straub é de arrepiar os cabelos da nuca. De arrepiar os pelos dos dedos dos pés. MEDO!
Os Mortos Vivos é sobre um grupo de velhor amigos (velhos velhos) que se reúnem as vezes para contar fatos mal assombrados. Alguém pergunta: “qual a pior coisa que você já fez?” e alguém responde “eu não vou dizer qual foi a pior coisa que já fiz, mas vou lhe dizer a pior coisa que me aconteceu”.
G-E-N-I-A-L.
Esses quatro velhos não precisam compartilhar a pior coisa que já fizeram, por que a fizeram juntos.
Eles moram em uma pequena cidade em Nova York e tem um segredo que os une. E esse segredo da juventude está de volta pra se vingar.
O interessante nesse livro é a maneira como Peter Straub vai crescendo a história. Começa em um ritmo lento (que dá um desânimo) e logo depois das primeiras 30 páginas vira um inferno sangrento. A trama vai se desenrolando de uma maneira que você nunca sabe qual vai ser a próxima evolução. E há o medo.
O que posso falar sobre o medo é que ele é palpável. Ele é verdadeiro porque os elementos que começam a provocar o medo não são sobrenaturais. E quando evoluem pra isso, velho, você treme.
Há uma coisa muito legal no livro, que é a mutilação de animais. Vira e mexe alguém tenta utilizar isso em livros de horror, e nisso, Straub foi mestre.
É uma leitura que recomendo a todos, sempre.

Qual foi a pior coisa que você já fez?


PS: A capa acima é a que eu tenho, uma brochura com papel jornal que se acha por preço de banana em sebos.

4 comentários:

  1. Não é muito meu estilo, não sou um apreciador do gênero, mas dá até aquela curiosidade em descobrir o que tem de tão assustador neste livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma detalhada com que Straub descreve as cenas. Isso traz uma riqueza para seus textos.

      Excluir
  2. Minha gente, tenho q ler esse livro...

    ResponderExcluir
  3. Aff, tenho que reler...mas to com tanto acúmulo de livros aqui que nem sei quando farei isso!

    ResponderExcluir