sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Batman: de Keaton até Affleck





Maior auê nas internets porque produzirão novos filmes (Liga da Justiça) com o Ben Affleck no papel do Cavaleiro das Trevas. Vou dar minha opinião sobre isso lá no final, mas vamos relembrar alguns filmes do Batman. Vou me ater aos que assisti, e que divertiram minha infância e aos mais recentes, que, bem... vamos lá.
Resumão gigante: Bruce Wayne, vindo de uma família bilionária, vê seus pais serem mortos por assaltantes quando ainda é pequeno, e cresce para limpara Gothan City (cidadezinha mais nojenta que a Detroit de Robocop) do crime. Ele se veste de negro, e sai à noite. O motivo é o seguinte:



Batman (1989)
Comecemos pelo Batman de Tim Burton. Sei que as pessoas veneram Tim Burton, mas eu cansei dele faz tempo. Esse filme é todo Burton e foi produzido em 1989. Assisti esses dias, de novo, na TV e devo dizer que sou toda a favor dele. Ele é divertido e tem certo ar de grandiosidade. Lembremos que ele tem 25 anos. Sou fã de Nicholson e acredito que ele fez um bom Curinga. E fica a pergunta: o que foi feito de Michael Keaton?


Batman Returns (1992)
Filme mais tosco da era Batman? Depende. Ele tem um forte concorrente! Batman Returns é ridículo! Mas... eu gosto muito do Pinguim nele! Aliás, sempre amo Devito. Ele tem cara de cachorro abandonado mesmo com o nariz do Pinguim. Não tenho ideia de se a história de Pinguim é a mesma nos quadrinhos no filme, mas eu fiquei com a maior dó dele. Burton, nesse filme, consegue dar mais vazão às suas loucuras, já que Pinguim é um cara bem psicodélico. A mulher gato, Pfeiffer, é de dar nojo. Não gosto dele como mulher gato não gosto da maneira como ela costura a roupa que usa, não gosto da falta de propósito dela no filme. Só gosto do Pinguim. Ele foi mais injustiçado que o Batman. Só não foi mais injustiçado do que o Batman foi na hora das escolhas de atores para o interpretarem. Keaton não foi o pior. Não, não foi.


Batman Forever (1995)
AUHUHAHUAHUHAUUHAHUA. Val Kilmer! Velho, Val Kilmer!!!!!! O cara é muito ruim. Temos dois tipos de atores que funcionam em Batman: alguns como o Cavaleiro das Trevas, outros como Bruce Wayne (caso de Keaton e mais um aí). Kilmer só NÃO FUNCIONA. Schumacher é o diretor desse filme e eu, ignorante não sei nada sobre ele. (meu conhecimento sobre diretores é tosco e engloba Spielberg, Burton e Tarantino). O filme pode ser um pouquinho mais “escuro” e panz, mas ainda é uma droga. De longe, pra mim, o pior filme da franquia. Não sei bem porque acho isso, mas a pretensão dele pode ser o motivo de eu não gostar. Dá pra perceber que o propósito dele foi se engrandecer, e Val Kilmer, tosco, fodeu com tudo. Eu amo o Tommy Lee Jones, mas não gostei dele no filme. Amei o Charada, no entanto, interpretado por Jim Carrey, e o que ele fez foi acabar de foder o filme com a vaia humorística. Ficou bom, mas foi totalmente contra o clima do filme. Viva Carrey! Um adendo (ia me esquecendo!!). Chris O’Donnell como Robin (criei uma paixonite pelo ator, por essa época). Ia me esquecendo por que a personagem é esquecível. 


Batman & Robin (1997).
Lembra que eu disse que o filme com o Kilmer era o mais tosco? Pois é... será mesmo? Batman & Robin é uma zona. Personagens demais, e muito bagunçado. Foi um “fracasso” de bilheteria (o que quer dizer que ganhou menos, estampar um filme com a franquia de Batman é dinheiro certo). George Clooney é um bom Wayne, e na medida do possível, um Batman bacana. Ele tem o queixo certo. Esse filme está mais legal na parte tecnológica, e de todos acima, talvez seja o mais sério. A veia cômica desapareceu, o macacão do Charada desapareceu, e o vilão é Mister Freeze (Schwarzenegger). Horrível, horrível. Eu assisti esse filme uma vez só e recomendo, altamente, que ele seja ignorado. Não tem um porque de ser visto diferente dos outros, em que temos pinguins gigantes, Nicholson e Jim Carrey! Um filme mais sisudo, com uma pitadinha de passassão de mão na bunda de Robin, pelo Batman!!! Ah, temos Uma Truman como Hera Venenosa (conheci a personagem no filme) e Alicia Silverstone (hâ?) como Batgirl. 

Trilogia recente.
Adoro o Bale, embora digam que ele bata na mãe. Enfim, Nolan aparentemente, é o novo diretor top. Li muito sobre opiniões sociológicas relacionadas à trilogia O Cavaleiro das Trevas. O sucesso estadunidense se deve a vários fatores. Batman: garantia de sucesso. Recursos de produção: ilimitados. Atores: ótimos. Mas o que, dizem os sociólogos, fez o primeiro filme ser top foi o roteiro. Aliás, os roteiros da trilogia giram, basicamente, em torno do terrorismo e manipulação política. Temos, no primeiro filme, a história de Batman, e o vilão é Espantalho, que foi genial. A história é de como Batman surgiu e como seus sentimentos de vingança o levam a se tornar o cavaleiro. Explica até porque um morcego.

O segundo filme é genial. Dizem que, se tivessem trocado Batman e Curinga por dois cidadãos “comuns” o filme continuaria ótimo. Esse filme é a contra partida da insanidade de Wayne. Sim, Wayne tem sua parcela de loucura. Mas nada comparado ao seu nêmeses, o Curinga. Claro que Ledger morrer logo após a gravação deu um toque a mais para o filme (não estou sendo cínica só realista). Mas Ledger foi uma lenda. Ele vestiu a personagem. Ele foi insano. Ele não respondeu como ganhou as cicatrizes. Esse filme entrou para a história pela interpretação de Heath Ledger. Enquanto o primeiro filme versa sobre passado, vingança e o ponto de terrorismo é químico, neste nós vemos a maldade e a manipulação. A cena dos barcos é genial. O filme me fez fã de Nolan.

Já o terceiro, é um bom filme. O arco entre Batman e  Ra's al Ghul se fecha, mesmo que Liam Neeson (amo) não apareça. O terceiro filme tem pontos altos, como os julgamentos, decididos pelO Espantalho, a resistência, a bunda da Anne Hathaway. Mas dos três, é o que menos gostei, na verdade, ele não prendeu minha atenção como deveria. Achei Bane chato pra caralho, o final previsível demais... embora as cenas no poço sejam chocantes.
Um adendo para a parafernália! O traje de Batman, o batmóvel Tumbler, a moto. Genial.
Na época do lançamento de The Dark Knight Rises um maluco matou uma pá de gente em um cinema nos EUA. Fica aí a “sorte” da promoção grátis dos filmes. Primeiro com a overdose de Ledger, depois com o assassinato no cinema. Isso impulsionou os filmes também.


Quanto a nova adaptação da Liga da Justiça com Ben Affleck. Eu gosto dele. Bastante. Ele cometeu grandes deslizes na carreira, como O Demolidor, mas poxa, ele é bom! o diretor será Zack Snyder.Torcemos!













Um comentário:

  1. Demorou muito para acertarem nos filmes do Batman,e agora que deu certo eu não sei não se o Affleck da conta do recado. Para falar a verdade, acho muito difícil de ele convencer como o personagem.

    ResponderExcluir