terça-feira, 23 de agosto de 2011

Super 8


Infância retratada em novo filme se Abrams
Domingo assisti ao novo filme de Steven Spierberg e JJ Abrams.
Confesso, ando meio decepcionada com as minhas próprias expectativas com novas produções. Posso falar com clareza disso depois de assistir Falling Skies, dar graças ao meu bom Deus pela first season ter acabado e desejar, por tudo que há de sagrado, resistir à segunda, já que a primeira foi uma tortura em 10 atos.
Masssssssss, Super 8.
Quem acompanha isso aqui sabe que eu sou a fã numero 1 de Stephen King. Esses dias sonhei que estava participando de uma coletiva, em que ele era o entrevistado, e a primeira pergunta era minha!!!! Nem lembro o que perguntei, mas foi emocionante.
Bom, falo do King, antes de falar de Super 8 por que se há uma coisa que SK fez com maestria, em que ele foi lindo, foi em retratar a convivência e amizade entre crianças.
Vide IT. 
Li IT umas três vezes, é um puta livro longo, mas que mostra como as pessoas podem se unir em uma situação difícil para fugir de outra mais difícil ainda. No caso de IT as crianças enfrentam um monstro para poder fugir dos problemas que tem em casa. Isso me fez perceber que todos temos nossos problemas e que a melhor coisa pra isso é a amizade. E nada mais puro que amizade entre crianças.
Bom, quem quiser saber mais sobre IT, esperem um post detalhado.
Essa não é a única obra do mestre do terror a tratar de amizade infantil. Não vou falar de todas, tem um post sobre o King aqui, mas existe um livro, depois transformado em filme em que King narrou a historia de um grupo de amigos que saem um dia em uma caçada por um corpo atropelado na linha do trem. Alguém aí já viu/leu “Conta Comigo” (Stand by me)? É uma história maravilhosa do livro Quatro Estações.
Enfim, esse tipo de história me lembra minha infância, e Super 8 faz isso tão bem quanto o fez “Goonies”. É a história sobre amigos que querem fazer um filme de zumbis. Um dos garotos perdeu a mãe, o outro tem milhares de irmãos, um é piromaníaco, o outro é uma porta de tão burro e como filme do Steven Spielberg, não pode faltar uma garota Fanning, no caso Elle, a Irmã mais nova e com olhos menores que Dakota.
O filme tem alienígenas, experimentos militares, descarrilamento de trens e dramas familiares, não necessariamente nessa ordem. E tem uma coisa melhor: entrosamento.
Os diálogos das personagens são simplesmente geniais. São briguinhas bobas de crianças que me fizeram rir. São expressões infantis que causam nostalgia e tem um rapazinho que chama todo mundo de “pussy”, o que eu achei mais do que hilário.
Esse filme é uma homenagem à obra se Spielberg, I guess. Retrata muito de Contatos Imediatos e Goonies...
Goonies: Best scene ever

São quase duas horas de filme que fazem por nós - dos anos 80 - um milagre: reviver um dia de vagabundisse na frente da TV assistindo Sessão da Tarde. Voltei à infância por duas horas e adorei cada minuto.
Em tempo, Super 8 é o modelo da câmera que as crianças usam para fazer seu filme sobre zumbis, que é apresentado nos créditos e totaly worth.
Em tempo 2...acabei de perceber que o pai do personagem principal é o Gary do Early Edition (abafa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário