segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um Tira da Pesada




Nesse final de semana juntamos, uns amigos e eu, para celebrar a beleza cinematográfica dos anos 80 (vide sessão da tarde).
Fiquei lembrando a época perfeita em que eu podia comer o que quisesse sem me preocupar se ia caber na roupa, que eu não sabia o que era ter contas a pagar e que deitar na frente da TV para assistir filmes era um ritual diário.
Eram mais ou menos 40 filmes que se repetiam intermitentemente nas tardes do plim plim. Claro que o mais clássico de todos os clássicos foi A lagoa azul (que eu gostaria de dizer que, como todos os outros seres racionais do mundo, eu odiava) que agora vai, sim, ganhar um remake. Espero então que o filme saia no começo de 2013 e que o mundo acabe em 2012. Só.
Mas alguns filmes dessa época são ouro puro. Vide Goonies e Deu a louca nos monstros. Bom, os dois são sobre crianças vivendo aventuras para lá da imaginação. Para uma mente fértil como a minha, acho que esses filmes foram a porta de entrada para todo o tipo de loucura que absorvi desde então.
Enfim, estávamos decidindo entre muitos filmes legais, entre eles Te pego lá fora que está na minha lista de filmes para ver, e decidimos por Predador, com Arnold Schwarzenegger e Um tira da pesada com Eddie Murphy.
Eu gostava muito dos filmes do Eddie Murphy quando eu era criança. Achava tudo muito engraçado. Lembro de Um príncipe em Nova York e a cena em que ele vai à barbearia cortar o cabelo. E o mingau de aveia com sangue em O Rapto do Menino Dourado.
Infelizmente, em 1994, com O Tira da Pesada 3 Eddie Murphy cai no limbo, pelo menos pra mim.
Bom, mas voltando ao primeiro filme, as cenas são de gargalhar.  A ideia de ver os filmes foi por um post no Facebook com um vídeo de Axel Folley com Serge. Serge é o vendedor de uma galeria de arte, e aparece no primeiro filme só como mais um alivio cômico. Mas a cena é hilária. Serge volta nas sequências, como um vendedor de armas.  
A cena é essa:



O mais legal do filme é a maneira como Folley consegue levar todo mundo na conversa e fazer piadas até quando está com uma arma na cabeça. Uma das melhores cenas é quando ele se passa por um inspetor da alfândega e pergunta para o chefe da segurança como “um criolo como eu, vestido desse jeito, consegue entrar aqui à essa hora da noite” e “ esse posto da alfândega é o mais inseguro que eu já vi no país, exceto por Cleveland (?)”.
Assistam, e dublado, como fizemos.


Em tempo e essa é surpresa pra mim...esse filme concorreu ao Oscar de melhor roteiro original!

Nenhum comentário:

Postar um comentário