sábado, 17 de dezembro de 2011

Planeta dos Macacos - A Origem


Há muito tempo que eu não ficava impressionada com um filme como fiquei com esse.  Sou do tipo que está sempre brigando com as pessoas pelos significados ocultos que elas acham em qualquer coisa. Tipo “os zumbis são a representação do socialismo” ou “a vertente desse quadrinho é claramente marxista”. Fuck all of you.
Mas claro que existe o outro lado disso, as ficções que são feitas para representar a realidade, e por que não fazer isso com macacos falantes?
Assisti o primeiro remake de Planeta dos Macacos uns anos atrás e gostei, era uma historia interessante, com os papeis invertidos. Os humanos eram os alienígenas em um planeta, e os macacos a representação do que os humanos são.
Nesse novo filme, as coisas são bem mais interessantes. A história se passa na Terra, nos nossos dias atuais. Vemos como uma grande corporação só visa os lucros. A primeira cena é uma caçada na África. Os macacos são capturados para serem usados em um laboratório de experimentos.
Planeta dos macacos é um filme sobre revolução, que vem a calhar no momento histórico que estamos vivendo, vide Europa, Egito...
Fiquei muito impressionada com tudo que o filme faz com nossa cabeça, e mexe com nossos sentimentos. Nos identificamos com o macaco (Ceasar) desde a primeira cena. A mãe dele foi morta pelos humanos, ele está condenado a morte mais é salvo por um cientista de bom coração. Mas Ceasar não é mais um símio comum, ele herdou da mãe, geneticamente, a inteligência à que ela foi induzida durante os experimentos no laboratório. Ceasar é a representação de como nós devemos seguir as normas impostas por outros. Ele usa o banheiro, como um humano, e tem permissão de andar pela casa, mas não de sair nas ruas. Ele tem seu quarto em um sótão, em que pode ver pela janela as crianças brincando. E ele se pergunta por que não pode estar lá com elas.
Enquanto Ceasar está obedecendo as ordens, ele tem uma vida tranqüila, mas quando resolve sair de casa, é espancado por um vizinho. Ele só queria brincar!!
No fim das contas Ceasar extrapola regras sociais e vai para um abrigo de macacos. Ele é tratado como lixo (pelo Draco Malfoy – weird) e humilhado por humanos e outros macacos.
Então ele se rebela.
As cenas do filme são incríveis. Alguns panoramas de São Francisco, com os macacos invadindo a Golden Gate...totally worth.
Esse é um filme que ultrapassa a diversão. Poderia falar dele em um post imenso, mas não é um filme para ser descrito, e sim para ser visto.


Um comentário: