segunda-feira, 5 de julho de 2010

Por que não pediram a Evans?


Bom, vamos de livro.


Tenho meus autores favoritos, algumas coisas que são febres passageiras e os escritores que amo.


Entre os que amo, não posso deixar de citar a mais perfeita escritora de policial de todos os tempos: Agatha Christie.


Imagino que Mrs. Christie deve ter sofrido um tanto na sua vida pessoal, mas o que deixou depois de sua morte (mais de 80 livros) é uma herança para a humanidade. Uma herança...divertida.


Acho que todo mundo já ouviu falar da rainha do crime, mas a leitura não é para qualquer um. O leitor de Mrs. Christie tem que ser um pouco pedante, já que as histórias retratadas em seus livros são.


Li a maioria dos livros da Rainha do Crime e posso dizer que duas coisas me deixavam encantada com as histórias. A primeira é a que chama a atenção de todos: você nunca sabe quem cometeu o crime até que o detetive diga...e aí você se sente um estúpido por que todas as pistas estavam ali O TEMPO TODO!!!!! Depois, eu adoro a maneira como ela retrata a sociedade inglesa.


As personagens de Mrs, Christie geralmente são da alta sociedade e é muito bacana ver como os ingleses podem ser civilizados. Mesmo com as mãos sujas de sangue.


Só nas historias da Agatha eu li sobre esposas que saiam para assear a noite com outros homens sem que ninguém fizesse nenhuma insinuação...vulgar. =]


Acho que um pouco dessa minha impressão favorável se deva ao fato de eu ter a mente muito pervertida e ter encontrado um pouco de inocência aqui.


Well.


Os detetives.


Agatha Christie escreveu basicamente sobre quatro detetives.


O casal Beresford, Tommy e Tuppence, que aparecem em cinco livros, no começo bem jovens e apenas amigos e depois mais velhos, casados e com sede de aventura. Sim, parece descrição de sessão da tarde, mas o casal foi uma maneira de Mrs. Christie escrever sobre a 1ª Guerra, já que são personagens que combinam mais com o tema do que os outros dois detetives queridos. As histórias do casal Beresford falam mais sobre espionagem do que propriamente investigação. O interessante nas histórias do casal é a personalidade deles. É divertido ler sobre a agitação de Tuppence e a condescendência de Tommy. Os livros em que eles aparecem são:


O Inimigo Secreto


Sócios no Crime


M ou N?


Um Pressentimento Funesto


Portal do Destino


Ainda não li Portal do Destino, então de alguém quiser me presentear, eu aceito.





Depois vem a velhinha do interior. Miss Jane Maple. A velha senhora mora no interior, é solteirona e um pouco irritante, mas...Ela usa de um método muito interessante para descobrir os criminosos. Chama de “natureza humana” e sem sair de sua cadeira a senhorinha consegue comparar a personalidade do assassino com a de outras pessoas que conheceu durante a vida. Para falar de um ladrão, por exemplo:


“Oh, eu sempre soube que foi Robert que levou o colar de esmeraldas de sua mãe. Ele me lembra muito o jovem Phil, o açougueiro, que sempre colocava a mão na balança e cobrava a mais pela libra de carne” (eu inventei a frase, mas a essência é essa mesma).


São 14 livros e alguns contos com a velhinhas, dos quais li todos...:)


E  por ultimo, e mais importante, Hercule Poirot...ele é belga e não francês. Ele é baixinho, tem a cabeça ovóide, um bigode gigantesco(que é seu orgulho e que ele pinta quando começa ficar velho) e é muito cuidadoso com o que come, o que veste e com o frio. Também gosta das coisas milimetricamente perfeitas, poltronas quadradas e simetria. Para resolver seus casos Poirot conta com duas ajudas; o Capitão Hastings (o bonitão, cético e doido por ruivas) e suas pequeninas células cinzentas. E,  bien, embora o detetive ame seu amigo, ele prefere seu cérebro.


Não vou ficar falando muito sobre o detetive, mas algumas histórias precisam ser lidas por todos os seres humanos antes de sua morte, e entre eles estão dois livros protagonizados por Poirot.


Assassinato no expresso do Oriente e Os cinco porquinhos.


Christie usou muitos artifícios em seus livros, tais como canções infantis e ditados para serem elos das tramas.


No mais, quem é o melhor detetive, Poirot ou Holmes...eu voto em Poirot, duas vezes...a não ser pela caixa de bombons.



Nenhum comentário:

Postar um comentário