sábado, 5 de junho de 2010

Percy Jackson e todas as coisas que achávamos o máximo quando éramos crianças


Quem não ficou tremendamente encantado com as histórias gregas quando tinha seus 12 anos?  Bom, eu não posso falar por todos, já que sempre fui muito esquisita, mas já cheguei a ler dicionários sobre mitologia grega para tentar entender um pouquinho mais das fantasias do Olimpo.
Não é fácil, já que os graus de parentesco, as vinganças e os superpoderes são muitos, os nomes são difíceis e as aventuras têm monstros quase indescritíveis. É como uma HQ sem desenhos...
Bom, talvez agora seja um pouco mais fácil entender a mitologia grega, com os livros de Rick Riordan.
Percy Jackson é um garoto hiperativo e disléxico que conseguiu o impossível: ser expulso de seis escolas em seis anos. E isso porque acontecem coisas perto dele que ele não pode explicar. Monstros aparecem do nada e tentam atacá-lo, mas ninguém que está por perto percebe isso, e até ele duvida que o que ele vê é real.  
Só que um dia ele quase morre em um ataque desses, quando um minotauro tenta matá-lo. E é assim que Perseu (Percy) descobre que é um meio- sangue, ou seja, meio humano meio deus. E para deixar as coisas ainda mais impressionantes, Percy é filho de Poseidon, um dos deuses mais poderosos do Olimpo.
É assim que começa a saga Percy Jackson, que muitos vão dizer que é uma cópia descarada de Harry Potter, não sem razão. O apelo é o mesmo, mas convenhamos, Harry Potter saiu de moda, então, vamos de Percy.
O que eu, pessoalmente, acho legal na coleção Percy Jackson é que as crianças estão realmente aprendendo algo. Não que não acontecesse isso com HP. O simples fato de as crianças lerem já é um pequeno milagre e isso começou com Harry Potter, sem dúvida. Mas Riordan também insere um pouco de cultura nas nossas vidinhas mortais. E uma vontade louca de saber mais sobre os deuses. Aí vem aquela chamazinha que vive em todos nós de pesquisar, e todos sabem que quando a gente começa uma pesquisa, nunca mais pára.
Pra mim, Percy Jackson é puro entretenimento, já que eu sou uma pessoa meio a toa e não tenho nada melhor pra fazer, mas para uma criança com dez, doze anos, essa coleção é um mundo mágico, de belos portais em colunas e monstros muito simpáticos, como os ciclopes, faunos e centauros e não tão legais, como as parcas e as Fúrias.
Fica a dica, para quem gosta de ler, e ter o gostinho de adivinhar que monstro é aquele, que transforma homens em porquinhos da Índia.E, please, não assistam o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário