segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Disco do Pratchett

Pensei em VÁRIAS opções para iniciar o que realmente interessa, escolhi o Pratchett por ser pouco conhecido no Brasil, embora com vários livros publicados, inclusive com o supermega fodônico Neil Gaiman. Mas vamos deixar o Neil Gaiman de lado e partir para o Disco.
Discworld é uma série de livros de humor escrita pelo inglês Terry Pratchett (não há nada melhor que o humor inglês) que é...mágica. Tudo se passa no Disco, que é (creio) um planeta. A realidade é que o disco é ...um disco, carregado por quatro elefantes que, por sua vez, são carregados por uma tartaruga gigante, a Grande Atuim.
O disco é fantástico, com sua universidade invisível (que forma magos), ladrões, mendigos e um governo extremamente corrupto, mas que funciona. A cidade em que se passam a maioria das histórias é Ankh Morpork, um lugar em que “se caísse um meteoro, o terreno seria valorizado”.
As descrições da cidade de Ankh Morpork são hilárias, assim como de seus habitantes.
São cerca de 36 livros, 12 deles traduzidos para o português, e um livro fora da série, mas que também se passa no disco, O Fabuloso Maurício e seus roedores Letrados (Mauricio é um gato que comeu o lixo da Universidade Invisível e começou falar, e se junta a ratos que também jantaram por lá para dar golpes à La flautista de Hamlin).
O primeiro livro da série Discworld, A cor da Magia, mostra como um turista ingênuo pode ser sortudo, um mago realmente ruim pode chamar a atençao dos deuses e um mundo achatado pode ter uma queda d’agua na sua borda.
Vale a pena ler Discworld? Cara, como vale....é uma leitura que te faz rir sozinho, no meio da noite até seus olhos lacrimejarem. E no final, você vai ficar se perguntando, “como esse cara pode ter essas sacadas??”.
Só umas frasezinhas para dar o gostinho para os leitores neófitos:
"Alguns humanos fariam qualquer coisa pra ver se era possível... Se você colocasse um grande botão em algum caverna perdida, com uma placa dizendo "Botão do Fim-do-Mundo. POR FAVOR NÃO TOQUE", a tinta não teria nem tempo de secar."

"Só o fato de que o destino os tenha unido, não quer dizer que o destino tenha acertado!"

"Existia um conceito errado em Ankh-Morpork, se dizia q a vida por ali não valia nada... Pelo contrário, a vida valia muito, a morte é que era quase de graça"

"A luz acha que viaja mais rápido do que qualquer outra coisa, mas está errada. Não importa a velocidade em que ela viaja, a escuridão sempre chega lá primeiro e espera por ela." (MINHA FAVORITA)

Por fim, ao posso deixar de falar do MORTE. O melhor personagem, o MORTE é uma caveira com capuz, igualzinho ao de todas as histórias, mas ele tem um senso de humor ótimo, e adora gatos...e também tem sua frase celebre:

“NÃO EXISTE JUSTIÇA, SÓ EXISTE EU”.

Um comentário:

  1. Mauricio não comeu lixo da universidade, ele aprendeu a falar d eoutra amneira.

    "Elas tomaram café-da-manhã numa clareira da floresta. Abóbora torrada. O pão de anão foi servido para ser inspecionado. Mas era uma coisa milagrosa, o pão de anão. Ninguém jamais ficava com fome quando tinha o pão de anão para recusar. Bastava olhar um pouco para ele e era possível pensar, num instante, dezenas de coisas que você preferiria comer. Suas botas, por exemplo. Montanhas. Carneiro cru. Seu próprio pé."

    ResponderExcluir