quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Save Ferris Bueller


Se você viveu nos anos 80, com certeza sabe quem é Ferris Bueller. Se você não sabe, pode morrer agora e o resto de nós não sentirá sua falta.
Já assistiu “curtindo a vida adoidado”?? sinceramente eu gosto muito do nome desse filme em português, acho que foi um dos raros acertos, que eram mais comuns 20 anos trás.
Ferris Bueller’s Day off é um filme de 1986 que trás Mathew Broderick no papel principal e de maneira totalmente genial. O filme conta um dia na vida de Ferris, sua namorada Sloane e o melhor amigo, Cameron. Ferris decide matar aula e consegue convencer Cameron, que está doente em casa, de participar com ele de um dia em Chicago. Para chegar à cidade eles tiram Sloane da escola e roubam a Ferrari do pai de Cameron.
A história gira em torno do diretor da escola, Ed Rooney,tentando provar que Ferris está matando aula.
Enquanto Rooney procura por Ferris, sua irmã Jeanne (Jennifer Gray – que só fez dois filmes de destaque na vida (esse e Dirty Dancing)) tenta provar para seus pais que o irmão os está enganando. Para melhorar a história, o próprio Ferris espalha a história de que está morrendo por falta de um rim, e diversas vezes durante o filme vemos referencias à Ferris em placas, com os dizeres “Save Ferris”.
Algumas coisas no filme são muito interessantes, como a quebra da quarta parede. Ferris fala diretamente com o telespectador durante todo o filme. E também tem frases geniais.
Existe uma lenda que há alguns anos está rodando por Hollywood um roteiro sobre Ferris adulto, mas não sei até onde isso é verdade e nem o quão arriscado pode ser produzia a sequência de um Cult.
Outra coisa que gosto bastante é quando Ferris canta Twist and Shoult em uma parada.

Além disso temos uma participação  muito interessante no final do filme. Charlie Sheen faz uma ponta! Nos créditos ele é “the boy in the police station” e exatamente quem ele é. Jeanne está na delegacia e ele pergunta se é por causa de drogas. Ela diz que não, e pergunta por que ele está lá. Ele diz que é por causa de drogas. Premonição ou o que?
Por fim, a música, clássica, de Curtindo a vida Adoidado...

Acho que pelo menos uma vez por mês foi postar sobre uma dessas pérolas dos anos 80 aqui. Qual será o próximo?


Em tempo, em Portugal o filme se chama O Rei dos Gazeteiros...chupa.

4 comentários:

  1. Falando em cult, você já assistiu um filme chamado "A Fortaleza"? Não é um cult, mas era um filme marcante para todos os meus amigos.

    ResponderExcluir
  2. Um clássico sem dúvida. Assisti várias vezes na sessão da tarde.

    ResponderExcluir
  3. Você sempre fala tanto desse filme e de como ele é legal e tudo o mais... mas eu não consigo sentir algo de especial que me toque nele.
    Você pode não acreditar, mas "Os Goonies" e "Gremlins" são os filmes que me fazem lembrar e reviver a década de 1980.

    A cena do "Twist and Shout", no entanto, continua antológica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cido, os Goonies é um pedacinho de doce de limão...adoro. Mas Ferris day off é tipo...um sonho de liberdade para little kids. =]

      Excluir