quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Terror cotidiano (Radio Flyer)

Ainda não sei bem sobre o que Radio Flyer é.
Uma história sobre abuso doméstico, sobre sonhos de criança, sobre amor fraterno e de filho para mãe. O que sei é que Radio Flyer é uma história terrível, triste e diabólica. Mas é também uma bela história.
O filme é de 1992, eu tinha 9 anos na época, mais ou menos a idade do ator principal e acho que de todos os filmes que assisti na minha infância, esse foi o mais triste.
É a história de dois irmãos que, juntamente com a mãe e o pastor alemão Shane, se mudam para a Califórnia depois que o pai das crianças os abandona. Eles são unidos, apesar de muito pobres, e com o tempo a mãe conhece e se casa com outro homem, que gosta que os garotos o chamem de Rei.
Rei gosta de beber e espancar o irmão mais novo, Bobby, com um fio de extensão, então os irmãos decidem que Bobby deve fugir antes de ser morto pelo padrasto.
O filme mostra como Bobby e Mike (o irmão mais velho, de talvez 10 anos) escondem da mãe os espancamentos, para que ela se sinta feliz. Também mostra como os meninos ficam brincando o dia todo fora de casa, para evitar a ira do Rei. Uma das particularidades interessantes do filme é a maneira como nós, telespectadores, ficamos tensos quando Rei aparece bebendo. E ouvindo música country. Nós sabemos que alguma coisa vai acontecer com aquelas crianças adoráveis quando chegarem em casa e isso é de tirar o fôlego.
Radio Flyer é mais um daqueles filmes que faz parte da minha infância e esse eu decidi que podia, de bom grado, dividir com meu filho. Hoje ele tem mais ou menos a mesma idade de Mike na história, a mesma idade com que eu vi o filme. E ele teve a mesma reação que eu, ao assistí-lo. Ele ficou aflito.

Acho que essa reação é causada pela impotência que sentimos ao presenciar o abuso que acontece naquela casa, mesmo que as cenas de violência não sejam explícitas. Há uma cena em que Mike sai com outras crianças da rua, uma meia dúzia de moleques, e é espancado por eles, ao mesmo tempo em que Bobby leva uma surra de Rei em casa, a surra que o leva ao hospital. Nós vemos Mike apanhando, mas não vemos Rei bater em Bobby. Mesmo assim nossa preocupação está sempre com Bobby.
No final os meninos constroem um avião com um carrinho de mão, da marca Radio Flyer. E Bobby escapa do padrasto, passando a mandar cartões postais para a mãe e o irmão, enquanto Rei é preso.
Esse post poderia acabar aqui, se não fosse meu amigo @mbrambilla começar discutir esse filme com uma amiga na internet e acabar me mostrando esse post aqui.
Há duas teorias muito interessantes neste filme que com certeza fogem dos olhos de uma criança. O filme é contado por Mike, para os próprios filhos, quando ele já é adulto. Nessa idade, Mike é interpretado por Tom Hanks e ele diz para seus dois filhos que a história está na cabeça de quem conta e que ele gosta de lembrar-se de Bobby assim. Uma das teorias que apareceu por ai é que Bobby seria uma invenção da imaginação de Mike para fugir dos terrores que aconteciam com ele nas mãos de Rei. Sustentam essa teoria falando que a interação de Bobby com os outros personagens é mínima. Não consigo acreditar nisso. Mike e Bobby são reais, no meu ponto de vista. Os dois participam da história na mesma proporção.
A outra possibilidade, pra mim muito mais real (e que me deu um choque) é que Bobby morreu durante a infância. Aí existe a possibilidade de ele ter morrido durante a fuga, ou de ter sido pelas mãos de Rei. Acredito na segunda hipótese. Acredito que a surra que levou Bobby para o hospital o matou e que a maneira como Mike lidou com isso foi inventando para si mesmo a história do avião, e da viagem, a mesma história que ele passou para os filhos. Mike se sentia responsável pelo irmão mais novo e quando ele se foi, teve que arrumar um jeito de manter a promessa que tinha feito para si mesmo de cuidar do garoto.
No final das contas, a história que me deixou triste na infância só fica mais trágica.
Finalmente queria deixar claro que o que também me incomodou no filme foi o padrasto batendo no cachorro. Não se bate em cachorros, peloamordedeus. O bicho era maravilhoso, corajoso, fofo e companheiro. Fiquei chocada.
E mais uma coisa. Esse foi o filme que me fez descobrir minha primeira paixonite. Sim, eu amei o Elijah Wood por uns bons anos da minha vida, com aquela carinha de anjo e os olhos azuis. Fio um romance longo, desde Radio Flyer e Anjo Malvado até Impacto Profundo. Mas quando ele interpretou o Frodo, com certeza isso acabou para sempre...aquela barriguinha.
E por último os sete segredos mágicos de fascinações e habilidades que as crianças conhecem, mas esquecem lá pelos 12 ou 13 anos:
    Os animais podem falar.
    Seu cobertor favorito tem um tecido de uma fábrica tão poderosa que, quando colocado sobre a cabeça, se torna um impenetrável campo de força.
    Nada é pesado para se levantar, com a ajuda de uma capa.
    Sua mão possui no dedão uma verdadeira arma de fogo.
    Pular de qualquer altura com um guarda-chuva é completamente seguro.
    Monstros existem, podem ser vistos e você pode enfrentá-los com eles.
    Você tem a habilidade de voar.

28 comentários:

  1. Não assisti a esse filme, mas achei interessante as diferentes e distintas possibilidades de interpretação.

    ResponderExcluir
  2. Em Radio Flyer o menino morre, não por suicidio e sim por acidente, e seu irmão enlouquece depois de ver a cabeça do caçula ser esmagada por um caminhão, por isso ele diz receber postais dele até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde vc tirou essa interpretação? Oo

      Excluir
    2. Bobby pode ser uma personalidade criada por Mike para fugir das maldades do padrasto.

      Excluir
    3. Eu acredito que Bobby era um super ego do Mike que ele criou para fugir da realidade.

      Excluir
  3. esse filme é incrivel, assisti a uns anos atras,mas nao lembrava o nome. Me emocionei só de ler. Teorias interessantes

    ResponderExcluir
  4. Pelo que me lembro do filme, não aparece nem mesmo o rosto do "Rei", que foi interpretado pelo lindo, delicioso, maravilhoso, minha paixão Adam Baldwin. O máximo que apareceu foi a cena do carrossel, com Bobby nos ombros dele, tampando os olhos do Rei com as mãozinhas e em alguma vez, os olhos azuis do Adam. Foi bem interessante essa forma de mostrar o agressor.
    Foi um dos filmes que marcou minha infância, até porque convivi com violência doméstica por um período.
    Ainda hoje, tantos anos depois, ainda sinto o mesmo peso na alma quando lembro do filme, a mesma tensão, aflição, pânico... Nenhuma criança no mundo deveria passar por isso.
    O personagem foi tão forte que Adam disse que nunca mais interpretaria um personagem como esse novamente.

    ResponderExcluir
  5. Assisti quando era criança, e depois de adulta também. Hoje em dia tenho 34 anos e esse filme ainda mexe comigo, da uma tristeza. Sempre fiquei com duvida quanto ao final do filme. Acho que Bobby quando tentou fugir. Duas crianças inocentes não poderiam i.agi ar que algo de ruim poderia acontecer nesta fulga. Acho que Bobby deve ter se ferido e morrido. Provavelmente a mãe escondeu que o irmão mais novo morreu e ela mesma envia os postais. Ou os postais sejam frutos da imaginação do Mike. Pq anos depois não teria porque o Bobby não ter voltado para casa. Ou até o serviço social telo encaminhado de volta ao encontrá-lo perdiso por ai. Ou seja ele morreu. O que torna o filme ai da mais triste, pq anunciava ser feliz e não apanhar mais e tem esse fim trágico, com a ajuda do irmão Mike que queria ajudá-lo a não sofrer mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc fez para assistir esse filme, pois tentei assistir na net e não consegui.

      Excluir
    2. https://mega.nz/#!o4Ax1CDK!mSBSIZTrQVxXxY2BMtwacD-DwVXxgBB5HGATYg6WxSU

      Excluir
  6. Adam Baldwin não era o policial? Ele não era o padrasto.
    Mas bem... assistia ao filme na minha infância, como outrad pessoas, também na Sessão da Tarde. Elijah era paixão da minha irmã e eu até os comparo, quando crianças, porque são muito parecidos. Assisti novamente há pouco, com as meninas mais novas aqui da república. Elas gostaram do filme, mas também indagaram se Bobby morreu ou não. Eu penso que sim, mas agora não sei se por acidente ou pelas mãos do padrasto. É um filme triste e emocionante e gosto de como trata o amor entre irmãos que são cúmplices. Sinto saudades dos filmes dos anos 80 e 90 e sempre busco reassistí-los. Acho até que assistirei "Day-o" agora, que também é com Elijah rs.

    ResponderExcluir
  7. Minha nossa, muito obrigada! Agora tenho 90% de certeza que esse e o filme que procuro o nome ha anis! Vó numa sessão da tarde, quando tinha uns 10 anos, mas nunca soube o nome, nem o final. So lembro de um menino fugindo do padrasto, no meio da noite com o pastor alemao (que tomava uns tiros, eu acho). So vi essa parte e só me lembro da angústia o tempo todo.

    ResponderExcluir
  8. Gostei das sugestões, porém, creio que Bobby morreu no momento em que o cachorro é espancado pelo padrasto, é o que acredito, e Mike deve ter essa lembrança modificada, se prestarem a atenção, o cachorro primeiro aparece como morto, ja no momento que o avião decola o cachorro está bonzinho e ataca o padrasto. Então creio que foi esse o momento da morte do Bobby.

    ResponderExcluir
  9. Amo esse filme! Fez parte da minha infância também. Pena que não passe mais na sessão da tarde, rsrsrs. Sempre achei o Elijah Wood fofinho... Mas depois que ele cresceu a fofice acabou ne..😁😁😁

    ResponderExcluir
  10. Quando assisti esse filme tinha 12 anos e sempre né perguntava como o Bobby conseguiu voar naquilo e como eles não conseguiram encontrá-lo depois!???
    Hoje tive a certeza q ele morreu quando o rei o espancou ,e esse final foi apenas a imaginação do myke para tentar manter a promessa q um dia ele fez ao irmão!
    Saudades dos filmes antigos,onde além de ver sempre mexia com nossa imaginação!!!

    ResponderExcluir
  11. Estava me lembrando desse filme esses dias, mas não me lembrava o nome! Assisti junto com minha irma na sessão da tarde, e de todo os filmes que assisti na infância, esse eu nunca esqueci! Filme maravilhoso apesar de triste! Amei sua analise!

    ResponderExcluir
  12. Chato q o garoto morreu no final...o próprio Tom hanks fala q Sansão a tartaruga q está com eles é a mesma,sendo q seu irmão tinha levado ela...e q o final q ele gosta de lembrar é aquele q havia contado a seus filhos...ou seja ou moleque morreu de pancada ou tentando voar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele morreu no salto mesmo , nao tinha chance de ser depois de espancado , pois tem muita história ainda depois e o mike nao iria imaginar o padrasto indo na colina atrás deles tentando impedir , a imaginação é somente após a queda no que ocasionou a morte de Bob e daí então ele criou um final seguindo a promessa que eles fim. A prova que faz com que o salto realmente aconteceu é que o filme mostra já de começo o menino que saltou e voou e porém quebrou a perna e ele aparece novamente no final e bob naquele momento o vê e deixa claro que aquilo não é imaginação do mike . A imaginação é somente o voo ter dado certo e ído em frente, sendo esse o final que ele quer lembrar

      Excluir
  13. um final mais legalzinho e alternativo foi deletado do filme...outro q eu e maioria gostaria é q ele tive-se voado menos só para fugir, tipo chegar no aeroporto caindo na duvida de todos vivo ou não( suspense) saia da navinha erguia as mãos e gritava "eu consegui voar mike tô bem" (no rádio de mão) etc ae então o policial chegava prendia o padrasto etc, e alguns anos depois ele se tornaria piloto etc, uma pena um filme americano com final de novela brasileira...

    ResponderExcluir
  14. 2020 e tem gente comentando, rs. Sempre gostei desse filme, mas acho triste, o garoto apanhava muito. Sempre fiquei na lembrança que ele tinha fugido e conhecido o mundo no seu avião, mas lendo o post, fiquei mais triste, (kkkkk), pq hoje concordo com a teoria da morte por espancamento do padastro. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele morreu no voo msm , pois o filme dá os indícios disso .o Mike nao iria imaginar eles sendo seguido pelo padrasto na hora do salto.

      Excluir
  15. "Pai, podemos fazer uma pergunta?
    Sim, claro.
    Foi lá que conseguimos o Samson?
    Sim, está certo.
    É exatamente onde nós o conseguimos.
    Sério? Promete?
    Promessa do dedo mindinho?
    Promessa do dedo mindinho.
    Você verá.
    É isso o que torna uma
    promessa tão importante.
    Uma vez feita, será eterna."

    Uma terceira interpretação seria que o personagem do Tom Hanks que teria ido no avião construído, por isso ele teria ficado com a tartaruga, como é dito numa das ultimas falas. E os filhos dele entendem que seu pai na verdade é o "Bob" da história contada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa teoria me agrada mais, e faz sentido mas assistindo fico com a impressão que o Bob morreu mesmo 😭

      Excluir
  16. Esse com certeza meu melhor filme, talvez pq assisti na msm idade dos atores, então não conseguia enchergar a maldade apenas a arte de ser criança. Como disse o autor do posto:

    ✓ Os animais podem falar.
    ✓ Seu cobertor favorito tem um tecido de uma fábrica tão poderosa que, quando colocado sobre a cabeça, se torna um impenetrável campo de força.
    ✓ Nada é pesado para se levantar, com a ajuda de uma capa.
    ✓ Sua mão possui no dedão uma verdadeira arma de fogo.
    ✓ Pular de qualquer altura com um guarda-chuva é completamente seguro.
    ✓ Monstros existem, podem ser vistos e você pode enfrentá-los com eles.
    ✓ Vocêtem a habilidade de voar.


    Uma palavra pra descrever rádio flyer? ARREBATADOR

    ResponderExcluir
  17. Hahahaha procurei muito este filme! Marcou minha infância e também fiquei apaixonada pelo Elijah Wood. Cresci sem ter a certeza se era o Elijah o mesmo ator deste filme. Acabei de confirmar aqui!!! 😍😍😍😍

    ResponderExcluir