sábado, 18 de junho de 2011

Receitas de bolo e Frankenstein

As pessoas em geral me consideram uma grande leitora, já que tenho sempre um livro na mão. Alguns puxam minha orelha por ser apaixonada por certos gêneros um tanto quanto repreensíveis, como o terror e o policial moderno, e eu tenho uma quedinha nada saudável por Bestsellers, mas tenho que dizer que foi com eles que comecei minha escalada de leitora e que foram os LIVROS MAIS VENDIDOS DA SEMANA que me deram o dom que eu tenho:  minha super abstração. =]
Estou dizendo tudo isso antes de entrar em um assunto muito interessante no universo dos Bestsellers, pelo menos em minha opinião de leitora, que são as fórmulas. Existem livros por ai ensinando a escrever livros, e eu acabo sempre pensando que muitos romances que fizeram sucesso e dinheiro até hoje foram feitos como são feitos os bolos nas padarias: através de receitas. Posso citar uns 30 escritores aqui, mas vou pisar em um terreno meio pedregulhos por que vou usar o Frankenstein para explicar os livros do Sidney Sheldon e da Danielle Steel. (sinto um sorrisinho de alguém do outro lado do PC, certa?).
Ok.
Imaginem uma mulher que foi humilhada, traída, mal amada – todas aquelas coisas que temos medo que nos aconteça. Imagine que fosse você essa mulher (ou esse homem – se bem que homens nunca são 100% vitimas). O que você mais desejaria era dar a volta por cima e quebrar tudo, certo? É essa a receita que os bestsellers vêm usando desde sempre para venderem como sorvete em um dia quente. E é essa a fórmula que Sidney Sheldon usou em TODOS os seus livros e que madame Danielle Steel usou e abusou, de forma mais discreta.
É mais ou menos isso que acontece em Frankenstein (não comecem jogar pedras). O monstro de Frankenstein é a mulher, ele foi humilhado, aterrorizado, entristecido e abandonado (eu tenho uma tremenda simpatia por ele). Ele aprendeu tudo sozinho, desde se esconder até ler e escrever. Ele “nasceu” com bons sentimentos, mas tudo foi se deturpando em sua mente até que ele começou desejar vingança. Só que isso só aconteceu quando ele descobriu que estava sozinho.
Qualquer semelhança é MERA CÓPIA.
Se o monstro fosse uma moça bonita, o final provavelmente seria feliz e bonitinho. O que atrapalhou a criatura foi ele ser feito a partir de pedaços de corpos de outras pessoas. =]
Dizem que esses romances bestseller água com a açúcar são histórias de superação e por isso elas atraem tantos leitores. Isso não é verdade absoluta. Os fãs desse tipo de leitura também querem ler as histórias e se sentirem no lugar dos personagens quando eles chutam algumas bundas. E ficam ricos, claro.
Por isso decidi que eu vou, by myself, escrever um pequeno romance receita de bolo. Preparados?

3 comentários:

  1. Sim!! estarei aguardando ansiosamente ^^
    escreverei até uma resenha =DD
    uahshauhsuahs acho que por isso que os livros de Sidney Sheldon jamais me atraíram...
    boa sorte com seu romance receita de bolo... e que ele cresça bastante XD~
    see ya o/

    ResponderExcluir
  2. Estou aguardando ANSIOSAMENTE esse romance receita de bolo!
    Farei questão de resenhá-lo no meu blog.
    Beijão1

    ResponderExcluir
  3. lembro que você começou a escrever um livro (não receita de bolo) numa comunidade do orkut. E aí, terminou?

    ResponderExcluir